No mês de outubro uma campanha de tamanho mundial ocorre contra a prevenção do câncer de mama, o Outubro rosa. Com função de prevenir e alertar sobre a importância do diagnóstico de câncer de mama nos seus primeiros estágios, a campanha melhora a qualidade de vida de muitas pessoas.
Muita gente consegue acesso a dados preventivos fundamentais para evitar a doença. O mês de outubro possui uma enorme campanha totalmente focada na conscientização sobre a importância do exame preventivo, a ideia da campanha é mostrar que o câncer de mama é um problema que pode ter menos impacto na vida se diagnosticado cedo.
Durante todo o mês, milhares de empresas em ramos diferentes fazem campanhas visando incentivar mulheres a realizar os exames, algumas até mesmo os oferecem gratuitamente. Ter esse apoio é essencial já que nos estágios iniciais da doença ela quase não apresenta sintomas.
O câncer de mama é um tumor maligno que surge e ataca o tecido mamário, especialistas afirmam que esse tipo de câncer junto ao câncer de pele está entre os que mais atacam brasileiros. Ele acontece quando algo muda dentro de uma molécula de DNA de uma pessoa, o que causa uma multiplicação anormal de células que formam cistos.
A única forma de prevenir a doença é através de um estilo de vida saudável, com prática de atividade física, com o peso corporal sempre em dia, e uma alimentação mais saudável. Mas, mesmo tendo uma rotina como essa a doença ainda pode surgir, por esse motivo é tão importante realizar o exame para garantir que caso a doença surja, ela possa ser controlada em seus estágios iniciais.
Como é feito o exame de mama?
Existem muitas formas de realizar o exame de mama, a mais comum é fácil de notar se algo está errado é o autoexame. O autoexame é feito apalpando os seios buscando nódulos(caroços) que não deveriam estar lá, esse exame não é preciso, mas pode servir como um alerta para muitas entrarem em contato com um médico.
Além do autoexame o exame de sangue também pode detectar a doença, muitas vezes o sangue de uma pessoa que possui câncer apresenta teor alto de algumas proteínas específicas dentro do corpo. Esse exame pode apontar câncer, mas não a região em que ele está.
A mamografia é o exame que realmente pode te indicar se você está ou não com a doença. Através de uma máquina de raio x, um especialista é capaz de observar se existe uma lesão no tecido mamário, algo que acontece muito antes do desenvolvimento do nódulo.
Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de mama pode ter cura, desde que ele seja identificado em estágios iniciais. Pesquisas apontam que em 95% dos casos em que mulheres possuem o diagnóstico da mamografia e descobrem a doença em seu começo conseguem cura.
Prevenir é essencial, já que o câncer de mama pode resultar em problemas graves como amputação da mama afetada. Abaixo você pode ver alguns dos sintomas comuns para os estágios inicias do câncer de mama, se você apresenta algum deles é essencial que faça uma mamografia ou que procure ajuda médica para evitar problemas maiores.
Sintomas de câncer de mama em estágio inicial:
- Nódulo (O nódulo não aparece em todo mundo, mas em 90% dos casos ele aparece).
- Vermelhidão na pele.
- Pequenos nódulos na axila ou no pescoço.
- Saída de líquido anormal pelos mamilos.
Se você apresentar qualquer um dos sintomas acima, procure um médico com urgência, pois o câncer de mama tem cura sendo diagnosticado em seus estágios iniciais. É muito importante ficar atenta às mudanças em seu próprio corpo e realizar os exames preventivos sempre que possível.
A campanha do Outubro Rosa teve início no Brasil em 2002, e desde então milhares de brasileiras tiveram o diagnóstico realizado em estágio inicial. Se você é mulher e está no mês de outubro tente fazer o exame, principalmente se você tem mais de 50 anos. Vale lembrar que o câncer de mama também pode acontecer em mulheres e homens de todas as idades.
Prevenir é a melhor forma de manter a saúde em dia, portanto manter uma boa alimentação, uma rotina de atividades físicas e realizar os exames no período correto é essencial para se manter saudável.